terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sobre o batismo - William Ames

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1576 - 1633
"...5. O batismo é o sacramento de iniciação ou regeneração.

6. Embora ele [o batismo] sele todo o pacto da graça em todos os crentes, quando ele é especialmente feito em nosso favor, ele representa e confirma nosso próprio enxerto em Cristo. Romanos 6:3,5"Fomos batizados em Cristo Jesus...tendo sido unidos a Ele;"1 Coríntios 12:13"Fomos batizados em um só corpo."

7. Desde o tempo de nosso primeiro enxerto em Cristo pela fé, um relacionamento de justificação e adoção ocorreu. Como o sacramento deste enxertar, o batismo significa a remissão dos pecados, Marcos 1:4. E significa, também, a adoção na qual somos consagrados por ele ao Pai, Filho e Espírito Santo, cujos nomes são pronunciados sobre o batizado.

8. E porque a santidade sempre vem de Cristo para aqueles que são enxertados, a todo o fiel, o batismo é também o selo da santificação. Tito 3:5, "Ele nos salvou...pelo lavar da regeneração e renovação do Espírito Santo"; Romanos 6:4-6.

9. E visto que a glorificação não pode ser separada da verdadeira santidade, ele [o batismo] é ao mesmo tempo o selo da glória eterna, Tito 3:7, "Para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna;"Romanos 6:8"Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos."

10. Porque estes benefícios são selados pela iniciação no batismo, deve ser notado, primeiro, que o batismo é para ser administrado somente uma vez. Há somente um princípio da vida espiritual pelo novo nascimento, assim como há apenas um princípio da vida natural pelo nascimento.

11. Segundo, o batismo deve ser administrado a todos aqueles que estão no pacto da graça, porque ele é o primeiro selo do pacto no qual eles agora entraram."...


Fonte - Monergismo
Tradução - Felipe Sabino

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Apresentação do 'Prática da Piedade'

O testemunho da Escritura é de que a Piedade é proveitosa para todas as coisas, residindo nela a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].

E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo [Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.

A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.

Nas palavras de Thomas Watson, "Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3]. A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."

Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade. Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!

Teologia e Pregação Reformada Experimental

O que é Teologia e Pregação Reformada Experimental? Muitas vezes chamado de Calvinismo Experimental ou Calvinismo Experiencial, se refere a uma tal forma de religião, construída sobre a Escritura Somente, fundamentada em Cristo Jesus, na qual, buscando-se incessantemente a Glória de Deus em todas as coisas, se testa ou prova, se exercita no conhecimento prático de toda Doutrina Bíblica. Entendemos que há uma vital relação entre a Teologia Prática e a Piedade; como a Escritura diz, é desejável e há regozijo e benção no exercício do Conhecimento da Verdade que é segundo a Piedade [Tito 1:1].

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