terça-feira, 13 de agosto de 2013

De que modo se deve santificar o Dia do Senhor - Thomas Vincent

0 comentários
1634 – 1678

"...Pergunta 10 - Quais são os santos exercícios, ou as obras que nós somos comandados a fazer, principalmente, no Dia do Senhor?

Resposta -  Os santos exercícios que devemos praticar, ou as obras que somos ordenados a fazer, principalmente, no Dia do Senhor, são: os exercícios públicos e privados, especialmente os exercícios públicos do culto de Deus, como ouvir a palavra, oração, receber o sacramento, cântico salmos, nas assembleias públicas do povo de Deus. "E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor."[Isaías 66:23] - "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler."[Lucas 4:16] "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite."[Atos 20:7] "Salmo e cântico para sábado." - Salmo 92 (título - ACF).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Pergunta 11 - Como devemos realizar estes exercícios públicos de culto a Deus, no Dia do Senhor?

Resposta -  Devemos a realizar estes exercícios públicos de culto a Deus no Dia do Senhor:

1. Com sinceridade, tendo um único propósito: a honra e a glória de Deus, De quem, o sábado é. "e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares"[Isaías 58:13].

2. Com reverência de ambos, corpo e mente. "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus;"[Eclesiastes 5:1]. "mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra."[Isaías 66:2]

3. Com diligência e atenção. "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia."[Atos 16:13-14]

4. Com amor e fervor de espírito. "sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;[Romanos 12:11]

5. Com deleite e alegria. "e chamares ao sábado deleitoso,"[Isaías 58:13]

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Pergunta 12 - O que devemos fazer como meio de preparação para os exercícios públicos do culto a Deus, no Dia do Senhor?

Resposta - Como meio de preparação para os exercícios públicos do culto de Deus no Dia do Senhor, devemos:

1.Lembrarmo-nos, antes da chegada do dia, de santificá-lo, a fim de concluir os nossos negócios mundanos e ocupações dos dias de semana, e, em tempo oportuno interrompe-los no sábado à noite, esforçando-nos a fim de manter os nossos corações em prontidão, para os deveres sagrados do Dia do Senhor.

2. Na manhã do Dia do Senhor, devemos começar o dia com Deus, em santa meditação sobre as obras da criação de Deus, e especialmente sobre os trabalhos de resgate, que foram concluídos pela ressurreição de Cristo, neste dia. Devemos ler as Escrituras, e alguns outros bons livros, como temos tempo, preparando-no melhor para a nossa adoração mais pública e solene. Devemos especialmente, orar em segredo, e com nossas famílias, pela a presença de Deus em suas ordenanças, para que Deus ajude seus ministros, que são Sua boca para nós, e o nossa para Ele. E, que Ele nos auxilie num desempenho sincero e puro dos deveres públicos (culto), para que possamos alcançar mais conhecimento, experiência e mortificação, novos graus de graça, e mais comunhão com Deus.”...

Thomas Vincent - Exposition of the Westminster Assembly's Shorter Catechism (Breve Catecismo - Questão 60 - De que modo se deve santificar o Dia do Senhor?)

Tradução - Fabio Martins

Leave a Reply

Apresentação do 'Prática da Piedade'

O testemunho da Escritura é de que a Piedade é proveitosa para todas as coisas, residindo nela a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].

E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo [Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.

A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.

Nas palavras de Thomas Watson, "Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3]. A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."

Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade. Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!

Teologia e Pregação Reformada Experimental

O que é Teologia e Pregação Reformada Experimental? Muitas vezes chamado de Calvinismo Experimental ou Calvinismo Experiencial, se refere a uma tal forma de religião, construída sobre a Escritura Somente, fundamentada em Cristo Jesus, na qual, buscando-se incessantemente a Glória de Deus em todas as coisas, se testa ou prova, se exercita no conhecimento prático de toda Doutrina Bíblica. Entendemos que há uma vital relação entre a Teologia Prática e a Piedade; como a Escritura diz, é desejável e há regozijo e benção no exercício do Conhecimento da Verdade que é segundo a Piedade [Tito 1:1].

Tópicos

 
A Prática da Piedade © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here