quarta-feira, 5 de junho de 2013

O sábado foi feito por causa do homem - J. C. Ryle

8 comentários
1816 - 1900

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado". (Mc 2:27)

"...Nessas palavras de Jesus, há uma fonte de profunda sabedoria. Merecem toda a nossa atenção, tanto mais porque ficaram registradas exclusivamente no evangelho de marcos. Vejamos o que elas contêm.

"O sábado foi estabelecido por causa do homem." Deus estabeleceu o dia de descanso em favor de Adão, no paraíso; e renovou-o para Israel, no monte Sinai. O dia de descanso foi estabelecido em favor de toda a humanidade, não somente para os israelitas, mas antes, para toda a descendência de Adão. Foi estabelecido tendo em vista o benefício e a felicidade do homem. Visava o bem de seu corpo, de sua mente e de sua alma. Foi dado ao homem como uma benção e uma graça, não como um fardo. Assim foi sua instituição original.

Porém, o homem não foi criado "por causa do sábado". A observância do dia do Senhor nunca teve a finalidade de ser imposta como algo injurioso à saúde do homem; nunca foi instituída para interferir nas necessidades humanas. O mandamento original: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar" (Ex 20:8), não tinha o intuito de ser interpretado como prejudicial ao corpo do homem, ou como empecilho aos atos de misericórdia em favor do próximo. Esse era o ponto crucial que os fariseus tinham esquecido ou sepultado debaixo de suas tradições.

Em tudo isso, nada existe que apoie a precipitada afirmação de alguns, que nosso Senhor anulou o quarto mandamento. Pelo contrário, Jesus falou manifestadamente sobre o dia do descanso como um privilégio e uma dádiva, e regulamentou a extensão de sua observância. Cristo mostrou que obras necessárias e de misericórdias podem ser realizadas no dia do Senhor; mas não proferiu uma única palavra que justificasse a noção de que os crentes não precisam lembrar-se do dia de descanso, "do dia de sábado, para o santificar".

Sejamos zelosos em nossa própria conduta, quanto à observância do dia de descanso. Há bem pouco perigo de que ele esteja sendo observado muito estritamente em nossos dias. Há um perigo muito maior de que o dia do Senhor esteja sendo profanado e esquecido completamente."...

8 Responses so far.

  1. Muito boa a reflexão.
    Por mais que tentem justificar o fato de não guarda o quarto mandamento, não tem pra onde correr.
    O Senhor nos deu o Sábado porque Ele nos ama e temos que se alegrar nesse dia e comemorar a criação do mundo.
    Esquecendo dos demais compromisso e adorar a Deus!

  2. teka says:

    Não consigo entender o significado em guardar o dia de sábado. Li mas não assimilei a questão.

  3. Unknown says:

    Oi Teka! O sábado é o selo de Deus, dia de guarda, para despojarmos de nos mesmos e contemplar os as obras do Senhor e nos doarmos para o próximo, cultuarmos mais especialmente o Senhor.Esta estabelecido no 4 mandamento da lei mosaica, Exodus 20 .
    A igreja romana , católica por interesses políticos resolveu alterar e se dia,e profanou o sábado! Porém o Senhor se agrada de quem o obedece, afinal Ele é Pai! Leia o pentateuco, primeiros livros da bíblia e entenderá melhor. Espero ter ajudado !

  4. Unknown says:

    Então teka, quando J.C Ryle fala do dia do Senhor, está ele se referindo ao dia de descanso cristão, o Domingo. Que é, na verdade, o mesmo dia de descanso de Gênesis e Exodus.
    O mandamento continuou o mesmo, o que mudou foi a realidade do dia e a "importância".

    Enquanto na criação, foi no dia em que Deus descansou, após ter terminado de criar. Em Cristo é na recriação, no dia oitavo, a segunda semana criacional.
    Assim como o Salmista previamente declarou

    "Este é o dia que o Senhor Fez. Se alegrem e regozijem-se nele"
    Salmo 118.24

  5. Unknown says:

    E quanto ao significado é MORAL, assim como os outros 9 mandamentos.
    Deus ordenou um dia para ser exclusivo dEle, com orações, leituras, cânticos e devoção a Ele.
    Por isso que no Novo Testamento temos a Igreja se reunindo e ceiando no 1 dia da semana(1Cor16.1-2)
    E por isso que a maioria das igrejas hoje(inclusive as adventistas) se reúnem e ceiam no Dia do Senhor

  6. Unknown says:

    bom irei acreditar em você se vc me provar que existe o nome domingo na biblia? angelo neves says?pois li a biblia e nunca vi o nome domingo nela, me prova essa vai?

  7. Unknown says:

    Acabei de ler outro conteúdo dele sobre o sábado. Me parece que posteriormente adaptaram a linguagem para domingo...

  8. O EFEITO MANADA ACONTECENDO...FIQUEM COM O DOMINGO DE VOCÊS, QUE EU FICAREI COM O DIA QUE O SENHOR DEUS, QUE NÃO MUDA, INSTITUIU COMO DIA SANTO, SEPARADO DOS DEMAIS DIAS (DO ORGINAL HEBRAICO QODESH) QUANDO ELE ABENÇOOU E SANTIFICOU O DIA SÉTIMO QUE É O SÁBADO (SHABAT, QUER QUER DIZER DESCANSO) (ÊXODO 20:8-11). AFINAL, O SÁBADO SERVIRÁ DE SINAL ENTRE O POVO DE DEUS E O POVO DO DIABO (EZEQUIEL 20: 12, 19 E 20) NO TEMPO DO FIM. NO FINAL DOS TEMPOS OS FILHOS DO DIABO IRIAM MUDAR OS TEMPOS E AS LEI (DANIEL 7:25), POR ISSO QUE MUDARAM DO SEPARADO SÁBADO DO SENHOR PARA O DOMINGO, PORQUE FORAM INSTRUÍDOS POR SATANÁS, PARA FAZER ISSO, QUANDO O IMPERADOR CONSTANTINO COLOCOU UMA ORDEM PARA TODOS GUARDAREM O VENERÁVEL DIA DO SOL (DOMINGO) COMO FORMA DE ACABAR A MATANÇA QUE ELES ESTAFAM FAZENDO CONTRA OS CRISTÃOS, BASTA PROCURAR NO GOOGLE: EDITO DE CONSTANTINO E EDITO DE MILÃO. PORQUE TUDO QUE ELE QUER É DESTRUIR AS PESSOAS QUE DEUS TANTO AMA, E ELE ENGANOU E ENGANARÁ A MUITOS, PRINCIPALMENTE QUANTO AO FALSO DIA DE ADORAÇÃO (O DOMINGO). A IGREJA DE DEUS NUNCA, ABSOLUTAMENTE NUNCA OBSERVOU O DOMINGO OU O 1° DA SEMANA, E PORQUE O PRÓPRIO CRISTO OBSERVOU O SÁBADO E NÃO ABOLIU OU REVOGOU (MATEUS 5:17-20), COMO MUITOS PREGAM E VEEMENTEMENTE. DA MESMA FORMA OS DISCÍPULOS E TODOS OS SERVOS FIÉIS A DEUS. AGORA, SE VOCÊ PREFERE SEGUIR MANDAMENTOS E TRADIÇÕES DE HOMENS PODE SEGUIR, VOCÊ TEM LIVRE ARBÍTRIO PRA ISSO E SE DEUS RESPEITA, EU NÃO SEREI DIFERENTE. AGORA, NÃO VENHA DIZER MENTIRAS DO QUE JESUS NÃO DISSE E A BÍBLIA NÃO RELATA. EU VOU SEGUIR O QUE DEUS ORDENOU QUE EU FAÇA, NÃO COMO FORMA DE GARANTIR MINHA SALVAÇÃO, MAS POR AMOR A ELE E À OBEDIÊNCIA QUE EU DEVO A ELE, EU OBSERVAREI O SANTO SÁBADO E NÃO O DIA FALSO. VAMOS LER A BÍBLIA TODA E DEIXAR DE PEGAR VERSINHO AQUI E ACOLÁ E COLOCAR COISAS FANTASIOSAS E MENTIROSAS, PARA NÃO AGIREM COMO O ACUSADOR, SATANÁS, O DIABO, ANTIGA SERPENTE, QUE É O PAI DA MENTIRA (JOÃO 8:44).

Leave a Reply

Apresentação do 'Prática da Piedade'

O testemunho da Escritura é de que a Piedade é proveitosa para todas as coisas, residindo nela a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].

E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo [Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.

A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.

Nas palavras de Thomas Watson, "Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3]. A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."

Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade. Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!

Teologia e Pregação Reformada Experimental

O que é Teologia e Pregação Reformada Experimental? Muitas vezes chamado de Calvinismo Experimental ou Calvinismo Experiencial, se refere a uma tal forma de religião, construída sobre a Escritura Somente, fundamentada em Cristo Jesus, na qual, buscando-se incessantemente a Glória de Deus em todas as coisas, se testa ou prova, se exercita no conhecimento prático de toda Doutrina Bíblica. Entendemos que há uma vital relação entre a Teologia Prática e a Piedade; como a Escritura diz, é desejável e há regozijo e benção no exercício do Conhecimento da Verdade que é segundo a Piedade [Tito 1:1].

Tópicos

 
A Prática da Piedade © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here