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1565-1631 |
"...(7) Toda conversa ou prosa que impeça a santificação do Sabbath. Conversa
desse tipo impede a santificação do Sabbath mais do que o trabalho, visto que o
trabalho uma pessoa pode fazer sozinha, mas para conversar precisa de mais
alguém. Aquele que observa o Sabbath só
descansando do seu trabalho comum, observa-o como qualquer animal. Mas a
guarda desse dia como descanso e ordenada aos cristãos igualmente como ajuda à
santificação. Assim também o trabalho é proibido por impedir o culto exterior e
interior de Deus.
Agora, pois, se as recreações que são lícitas nos outros dias da
semana, no Sabbath não são permitidas, muito mais as que são totalmente
ilícitas em qualquer tempo. Quem pode ver, sem chorar, os cristãos "
guardarem" o dia do Senhor como se
estivessem celebrando uma festa em homenagem a Baco, e não em honra do Senhor
Jesus, o salvador e redentor do mundo? Pois, tendo passado apenas uma hora em
serviço que se pode ver, passam o resto do dia do Senhor, ora sentados a comer
e beber, ora se levantando para jogar e dançar; primeiro formando um lastro em
seus ventres com comida e bebida, e depois alimentando sua luxúria com jogo e
dança (
1 Cor 10:7; Ex 32:6,18,19). Contra
essas profanações todos os santos teólogos, em seus tempos, lançaram duras
invectivas, tanto assim que
Agostinho afirma que "
melhor seria arar o campo do que dançar no
dia do Senhor".
Agora,
o que digo o faço em nome do todo-poderoso Deus, que descansou assim que acabou de criar o céu
e a terra, e do Seu filho eterno, Jesus,
o Redentor de Sua Igreja, que sem demora virá, no terrível dia de definição
das sentenças, para julgar todos os homens conforme sua obediência ou
desobediência a Seus mandamentos (At 17:31;
Rm 2:12 ss.; 2 Ts.2:8 ss): insisto em que você leia estas palavras como se
já estivesse na presença real e concreta de Cristo e de todos os Seus santos
anjos naquele dia. Digo isso para que
você pondere e considere melhor se Deus vai abençoar e permitir danças no dia
do Senhor, representações teatrais, bailes de máscaras, jogo de cartas e de
dados, roletas, jogo de xadrez, boliche, tiro ao alvo, caça, pesca, rodadas de
bebidas, embriaguez e outras estultícies semelhantes como as "folias de
Robin-Hood", as danças mouriscas e os jogos de maio. E, visto que não
devemos praticar nenhum ato nesse dia que não seja algo pelo que, ou bendizemos
Deus, ou procuramos receber bênção de Deus, como é que você se atreve a fazer
coisas nesse abençoado dia sobre as quais você não se atreveria a rogar a Deus
que as abençoe para seu proveito? Ouça isso e trama, ó jovem profano de uma
época profana!."...
Esse livro pode ser adquirido na LIVRARIA SPIROS.
Especializada em Literatura Reformada e do Puritanismo
Apresentação do 'Prática da Piedade'
O testemunho da Escritura é de que a Piedade é
proveitosa para todas as coisas, residindo nela
a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].
E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida
relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo
[Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de
uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.
A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.
Nas palavras de Thomas Watson,
"Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3].
A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade.
Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!