 |
1628 - 1688 |
"...Agora, a respeito de Esaú ter buscado lugar de arrependimento, pensei, primeiramente, que não o fizera pela primogenitura, mas pela bênção. 0 apóstolo deixa isso claro e o próprio Esaú o evidencia: "Tirou-me o direito de primogenitura", ou seja, no passado, "e agora usurpa a bênção que era minha" (Gn 27.36). Em segundo lugar, tendo chegado a essa conclusão, voltei ao texto para ver qual seria o pensamento de Deus a respeito do pecado de Esaú, do ponto de vista do Novo Testamento. Até onde pude entender, este foi o pensamento de Deus: a primogenitura significava a regeneração e a bênção da herança eterna, como o apóstolo parece sugerir: "Nem haja algum... profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura" — como se tencionasse dizer que as pessoas que agem assim renegam todos aqueles benditos direiros que devem ser vistos como obra de Deus sobre elas, levando-as ao novo nascimento; para que não se tornem como Esaú e sejam rejeitadas posteriormente, ainda que desejam herdar a bênção. Pois há muitos que, no tempo da graça e misericórdia, desprezam essas coisas, que são, de fato, o direito de primogenitura que conduz ao céu. Mas, quando o dia decisivo chegar, eles clamarão como Esaú: "Senhor, abre-nos a porta!" Então, à semelhanca de lsaque que não podia reverter a bênção, Deus Pai também não o fará. Ele dirá: "Eu os abençoei, e certamente eles serão abençoados", entretanto, quanto a vocês: "Apartem-se de mim, todos os que praticam iniqUidades" (Lc 13.25-27)."...
Apresentação do 'Prática da Piedade'
O testemunho da Escritura é de que a Piedade é
proveitosa para todas as coisas, residindo nela
a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].
E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida
relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo
[Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de
uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.
A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.
Nas palavras de Thomas Watson,
"Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3].
A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade.
Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!